Topo

Papo de Bar

Como fazer o Highball perfeito

Marcelo Sant'Iago

26/06/2019 13h08

Scotch&Soda, Gin&Tônica, Rum&Coca-Cola, Bourbon&Ginger Ale, Vodka&Energético. Sabe o que todos esses drinks tem em comum? São exemplos de Highball.

Destilado e um carbonatado. Isto é um Highball. Simples? Sim e não.

O Highball foi criado na Inglaterra, popularizado nos Estados Unidos e aperfeiçoado no Japão, onde é chamado de Haiboru.

É na Terra do Sol Nascente que ele recebe um tratamento ritualístico, que o torna um drink incomparável e perfeito para quem quer algo refrescante, elegante e de baixo teor alcoólico.

O PASSO A PASSO PARA UM HIGHBALL JAPONÊS PERFEITO

Escolha um copo Highball fino, de aproximadamente 200ml e adicione gelo de qualidade (cristalino e sólido). Mexa até gelar bem o copo. Descarte a água. Se preferir, conserve o copo no congelador e retire apenas na hora de preparar  drink.

Adicione o whisky (de preferência japonês ou bourbon) sobre o gelo e mexa por aproximadamente 10 segundos. Você também pode preferir conservar seu whisky na geladeira. Então, adicione club soda, mas evite o contato direto com o gelo, para não destruir as bolhas. Sirva cuidadosamente pela beirada do copo. As proporções recomendadas são 1:3 ou 1:4 dependendo do uísque e soda que você for utilizar. Por exemplo, 50ml de uísque para 150ml/200ml de club soda.

Coloque a colher até o fundo do copo e levante suavemente o gelo apenas uma vez, não precisa mexer muito, pois isso arruinará as bolhas e alta carbonatação é fundamental. Para finalizar, você pode torcer uma casca de cítrico (laranja, limão siciliano, grapefruit) sobre seu Highball para extrair os óleos e aromatizar suavemente o drink.

Se for usar bourbon, você também pode prepará-lo em uma caneca de vidro, usando os mesmo passos acima. A diferença é espremer uma cunha de limão siciliano na caneca e depois joga-la dentro.

 

Os 5 pontos mais importantes para um Highball perfeito são:

  • Temperatura: é fundamental todos os ingredientes e copo estarem super gelados, para manter a carbonatação por mais tempo.
  • Carbonatação: a escolha do mixer certo será fundamental para o sabor. Club soda engarrafada, sifão, máquina…são muitas as opções a serem consideradas, com influência direta no resultado final.
  • Gelo: qualidade e formato são muito importantes para manter a temperatura e controlar a diluição do drink.
  • Whisky: o japonês resulta em um coquetel mais aromático, suave. O bourbon tem notas mais fortes. Blended scotch das Highlands/Speyside também funciona na maioria das vezes. Escolha o que se adequa melhor a seu paladar.
  • Copo: um belo e elegante copo de cristal, com borda fina e de volume médio. Ou uma sólida caneca, para segurar na alça e evitar esquentar o drink com a mão. Eles precisam estar sempre muito bem gelados.

Saúde!

Clique e siga-me no instagram @marcelosant_iago

Sobre o autor

Marcelo Sant'Iago é publicitário e editor no Brasil do Difford's Guide, maior site de receitas de coquetel do mundo. Fã das Aventuras de Tintim, passa boa parte do ano visitando os melhores bares e eventos no exterior, em busca de novidades e tendências que possam ser compartilhadas para trazer aprimoramento ao mercado brasileiro de coquetelaria. Recentemente foi homenageado com um drinque no Sub Astor, o Sant'Iago Fashioned. Ele é colaborador de revistas, consultor e o único brasileiro a fazer parte do Drink Tank, primeira rede global de inteligência voltada para a indústria de bebidas.

Sobre o blog

Pense no balcão do seu bar favorito, aonde você toma bons drinques, conhece pessoas interessantes, conta casos, aprende sobre coquetelaria com bartenders e descobre novos bares para o próximo gole. Saúde!

Papo de Bar