Topo

Papo de Bar

Bebendo em Havana, Cuba

Marcelo Sant'Iago

30/05/2019 13h38

Semana passada, a convite de uma marca de rum,  estive pela primeira vez em Havana, Cuba.

Fiquei super animado, pois alguns dos grandes clássicos da coquetelaria mundial foram criados lá e outros, como a Piña Colada, ganharam enorme destaque graças aos cantineros, como são chamados os bartenders por lá.

Claro, o plano era visitar os lendários Bodeguita del Medio, famoso por seu Mojito, e o El Floridita, bar de 200 ( sim, DUZENTOS) anos e, para muitos, o berço do Daiquiri.

Na verdade, o Daiquiri foi criado por um engenheiro norte-americano que trabalhava em minas na Sierra Maestra, ao sul da ilha, próximo à cidade cujo nome batizou o drink. Mas foi no El Floridita que ele se popularizou para o mundo, graças principalmente a Ernest Hemingway, ávido bebedor e que chegou a criar ali sua própria versão de Daiquiri, o Papa Doble.

O que pouca gente, mesmo na indústria de bebidas, é que no El Floridita bebe-se o chamado Frozen Daiquiri, batido no liquidificador. Faz sentido, dado o clima tropical de Havana. Para beber um Daiquiri batido na coqueteleira, você deve pedir um Daiquiri Natural. Mas eu não recomendo: todos que experimentamos, inclusive no Floridita, vieram desequilibrados, muito azedo ou muito diluído. Fique com o refrescante ( e doce) Daiquiri batido no liquidificador mesmo. Outra boa opção no Floridita é o Daiquiri Mulata, com rum Havana Club 7 anos, licor creme de cacau, suco de limão e xarope de açúcar. Claro, também batido no liquidificador.

Pedir Piña Colada também é um drama: o coquetel que nasceu em Porto Rico é delicioso, mas os que experimentamos estavam muito doces ou pouco gelado. Começo a pensar que, assim como o brasileiro, o Cubano é fã de bebida doces.

O coquetel que mais gostei foi o pouco divulgado no exterior Canchánchara: rum Havana Club 7 anos, suco de limão, xarope de mel e água com gás. Fácil de fazer e praticamente uma versão ancestral de Daiquiri.

Dizem que Hemingway cunhou a seguinte frase: "Mi Mojito en La Bodeguita, mi Daiquiri en El Floridita". Se você for para Havana, não deixe de visitar estes tradicionais bares, mas melhor diminuir a expectativa por coquetéis excepcionais. Ah, o melhor Canchánchara foi no La Guarida e a melhor Piña Colada no El del Frente.

RECEITAS

Daiquiri No.4 El Floridita (Frozen Daiquiri)


50ml rum Havana Club Añejo 3 anos
25ml suco de limão Tahiti
5ml licor Luxardo Maraschino
2 bailarinas de açúcar
Bater no liquidificador por aproximadamente 25 segundos com 2 pás médias de gelo
Servir sem coar em taça Coupe gelada

Hemingway Special Daiquiri (Papa Doble)
105ml rum Havana Club Añejo 3 anos
30ml suco de grapefruit rosa
22,5ml de licor Luxardo Maraschino
30ml suco de limão Tahiti
Bater com gelo na coqueteleira e coar com passador e peneira para uma taça Coupe resfriada.
Decorar com fatia de limão Tahiti

Canchánchara
50ml rum Havana Club 7 anos
20ml mel líquido
25ml limão Tahiti
Pode ser feito montado no próprio copo Old Fashioned cheio de gelo ou batido na coqueteleira. Adicione um "splash"de água com gás se quiser mais refrescância.

Canchánchara no lindo rooftop bar do La Guarida

Sobre o autor

Marcelo Sant'Iago é publicitário e editor no Brasil do Difford's Guide, maior site de receitas de coquetel do mundo. Fã das Aventuras de Tintim, passa boa parte do ano visitando os melhores bares e eventos no exterior, em busca de novidades e tendências que possam ser compartilhadas para trazer aprimoramento ao mercado brasileiro de coquetelaria. Recentemente foi homenageado com um drinque no Sub Astor, o Sant'Iago Fashioned. Ele é colaborador de revistas, consultor e o único brasileiro a fazer parte do Drink Tank, primeira rede global de inteligência voltada para a indústria de bebidas.

Sobre o blog

Pense no balcão do seu bar favorito, aonde você toma bons drinques, conhece pessoas interessantes, conta casos, aprende sobre coquetelaria com bartenders e descobre novos bares para o próximo gole. Saúde!

Papo de Bar