Topo

Papo de Bar

8 deliciosos coquetéis criados por bartenders mulheres

Marcelo Sant'Iago

07/03/2019 13h47

Em 8/03 é celebrado mundialmente o Dia Internacional da Mulher. Como homenagem, preparei uma lista com 8 coquetéis criados por algumas das bartenders e profissionais de hospitalidade mais premiadas e talentosas do Brasil.

Adriana Pino é consultora de bares e em 2018 foi campeã da etapa Brasil do WorldClass, maior campeonato de coquetelaria do mundo.

The Garden, para o Duke Bistro, em Campinas
45ml Tequila Branco
20ml Suco de Grapefruit
15ml Licor de flor de sabugueiro
10ml calda de mel
15ml suco de limão siciliano
1 dash Orange bitters
Bater todos os ingredientes na coqueteleira e servir em copo Old Fashioned com um gelo grande. Decorar com flor comestível e spray de licor amaretto para perfumar.

Alice Guedes comanda as coqueteleiras do Guarita Bar, em São Paulo, depois de passagem por bares no Rio e Buenos Aires. Ela também faz consultoria.

Delírio, para Estoque Bar, em São Paulo
60ml Cachaça Weber Haus Amburana
40ml café espresso
20ml xarope de cerveja stout
2 borrifadas de perfume de cumaru
Farofa de castanhas
Bater os três primeiros ingredientes vigorosamente, coar com passador e peneira para taça coupe pré gelada. Perfumar com cumaru e adicionar a farofa por cima.

 

Claudia Schumacher trabalhou muitos anos no exterior antes de voltar para sua Porto Alegre, onde é um dos principais nomes da cena local.

Love on Top, criado para o Sui Rooftop, em Porto Alegre
45ml gin com infusão de hibiscus
15ml vermute DRY
15ml suco limão
15ml albumina
25ml xarope de framboesa
2 dashes Angostura
Bater os ingredientes na coqueteleira, coar com peneira e passador para taça coupé, decorar com flor comestível e cerejas no espeto.

 

Jessica Sanchez é um dos grandes nomes da coquetelaria nacional e tem 2 bares no Rio de Janeiro: o Vizinho e o Bar & Company. Este ano, ela estrela a campanha global Red Diaries, da Campari, que foi gravada na Itália.

ERROR 404 (foto por Vitor Faria)
45ml Vodka
7,5ml Absinto
20ml Cherry Brandy
10ml Solução Acido Citrico (15gr:100ml)
2 dashes peychauds bitters
Vertido 3x com pedras de gelo. Coagem para taça longa com pedra grande de gelo. Finalizar com folha de sálvia, zest de siciliano e cereja.

 

Michelly Rossi, bartender com 10 anos de carreira, hoje está no do Fel, em São Paulo. Ela criou o Dandara, que foi um dos 3 finalistas do Bacardi Legacy este ano e deu início ao importante movimento #eubebosozinha

Dandara, finalista do Bacardi Legacy Brasil 2019

50ml Bacardí Ocho
15ml Jerez manzanilla
15ml Amaro Averna
1 dash Aceto Balsamico di Modena
3 dashes Orange Bitters
Método: throwing
Servir em copo Old Fashioned com gelo grande e decorado com casca de laranja/perfume casca de laranja

Nina Bastos é sócia do Jiquitaia, bar e restaurante em São Paulo, famoso por suas caipirinhas, Caju Amigo e uma bela carta de cachaças. Além, claro, de deliciosos petiscos e pratos da culinária paulista e brasileira.

Mandasour (foto de Rubens Kato)
50ml de chá mate
40ml de cachaça Princesa Isabel envelhecida em Bálsamo
20ml de cachaça Princesa Isabel envelhecida em Jaqueira
18ml de mel de Mandaçaia
20ml de suco de limão Tahiti
Bater todos os ingredientes na coqueteleira, coar com passador e peneira e servir em uma taça coupe gelada.

Stephanie Marincovic, bartender do Espaço 13 em São Paulo, foi campeã da etapa brasileira do Tequila Patrón 2017 e Jameson Bartenders' Ball 2018.

Lucy in the Sky with Diamonds
60ml de Gin Hendrick's
30ml de calda de marmelada
50ml de Shrub de maçã verde.
Bater com gelo e servir em copo Old Fashioned decorado com coração de chocolate amargo e glitter comestível

Suemi Uemura, apesar de não ser bartender profissional, já teve seu próprio bar e cria coquetéis extremamente delicados. Um deles, inclusive, venceu o Brebajero Hendrick's Brasil 2018, para a campanha do Dia Mundial do Pepino.

Taifü. Foto por Tales Hidequi

40ml Jameson Irish whiskey
10 ml Noilly Prat vermouth
15ml Dry Curaçao (Pierre Ferrand)
15ml tintura de hanaume
2 lances de orange bitters
Finalização: matcha shio polvilhado (pó de chá verde com sal)
Em um mixing glass com gelo colocar todos os ingredientes menos matcha e mexer muito bem, sem diluir em demasia. Coar para uma taça coupe gelada e polvilhar o matcha shio fazendo um redemoinho.

Saúde!

Clique e siga-me no Instagram @marcelosant_iago

 

Sobre o autor

Marcelo Sant'Iago é publicitário e editor no Brasil do Difford's Guide, maior site de receitas de coquetel do mundo. Fã das Aventuras de Tintim, passa boa parte do ano visitando os melhores bares e eventos no exterior, em busca de novidades e tendências que possam ser compartilhadas para trazer aprimoramento ao mercado brasileiro de coquetelaria. Recentemente foi homenageado com um drinque no Sub Astor, o Sant'Iago Fashioned. Ele é colaborador de revistas, consultor e o único brasileiro a fazer parte do Drink Tank, primeira rede global de inteligência voltada para a indústria de bebidas.

Sobre o blog

Pense no balcão do seu bar favorito, aonde você toma bons drinques, conhece pessoas interessantes, conta casos, aprende sobre coquetelaria com bartenders e descobre novos bares para o próximo gole. Saúde!

Papo de Bar