Guia de Bares - Amsterdam
Amsterdam tem ótimos bares de coquetelaria, alguns com mais de um século de vida. É hoje uma das cidades no exterior que mais gosto de sair para beber, pois é muito fácil se locomover por lá, seja a pé ou de bonde. E lembre: se beber, não dirija nem bicicleta, mesmo estando em Amsterdam.
Café De Dokter
Rozenboomsteeg 4, 1012 PR
O minúsculo lugar foi inaugurado em 2 de setembro de 1798 e está na mesma família até hoje! Nos últimos 40 anos tem sido comandando por Jannie e Jam Beems, mãe e filho (repare nos dois na foto). Pare para uma cerveja e aprecie a beleza desse lugar quase intocado pelo tempo. Até a poeira parece ser do século XVIII. Dica: para tira uma boa foto, suba na escada espiral que leva ao banheiro.
Flying Dutchmen Cocktails
Singel, 460
Aberto há poucos meses, os sócios são dois dos mais renomados bartenders holandeses, Tess Posthumus e Timo Jansen, que trabalhavam no famoso speakeasy Door 74. A seleção de bebidas é impressionante: são 500 garrafas no bar! O menu é focado em 6 estilos de coquetéis clássicos (Genever, Champanhe, Daiquiri, New Orleans, Aperitivo e Fizz) e a partir dele, duas evoluções. Por exemplo, na seção Aperitivo estão o Milano-Torino, que deu origem ao Negroni que por sua vez evoluiu para um Mezcal Negroni. Experimente o coquetel que leva o nome da casa. Abre todos os dias até às 4 da manhã e, se você curte balada, no mesmo prédio fica o Supperclub.
Tales& Spirits
Lijnbaanssteeg 5-7, 1012 TE
Se tiver que ir a apenas um bar, vá neste: está na 31a. posição entre os 50 melhores bares do mundo.
A carta é bem extensa, com 60 drinks, e muda uma vez por ano. Recomendo os Old Fashioneds. Pequeno, aconchegante, com lustres antigos, fica em uma rua escondida. Peça um hot dog para acompanhar. Ah, cuidado ao descer a íngrime escada que leva ao banheiro.
Vesper
Vinkenstraat 57, 1013 JM
Bar de esquina, muito legal, em uma região residencial fora da zona turística. O nome é inspirado no drink criado por Ian Fleming como sendo o preferido de James Bond. Os bartenders Rickie e Dougie também dão nome a dois deliciosos drinks. A carta é sazonal e muda constantemente. No final do ano sempre fazem alguns coquetéis festivos.
Rosalia's Menagerie
Kloveniersburgwal 20, 1012 CV
Aberto em 2017, o bar é um charmoso oásis na fronteira do Red Light District, próximo à agitada Nieumarkt. O lugar é delicioso, de frente para um canal, com boa luz natural. São 26 lugares, sendo 8 no balcão comandado pelo talentoso Wouter Bosch. O menu de drinks é sazonal e é construído sempre em torno de perfis de sabor. Além disso, mais de 40 marcas de genever e korenwijn, tradicionais destilados holandeses. Para ir a dois ou em grupo pequeno. Dica: em cima há uma pequena hospedaria.
Dois outros bares que recomendo: o sempre lotado Duke of Tokyo é um karaoke. Eu não sei cantar, mas o drinks são ótimos! Peça no balcão e circule pelo local. E o pequeno Hidding In Plain Sight ou HPS para os íntimos está "escondido" em uma região residencial (Rapenburg 18, 1011 TX). Belíssima carta de drinks e, se você decifrar uma das equações escritas na parede, a mesa toda ganha uma rodada grátis.
Por último: se você gosta de coquetéis, esqueça a Heineken Experience e vá visitar a House of Bols (Paulus Potterstraat 14, 1071 CZ), em frente ao museu Van Gogh. Uma experiência interativa super interessante que conta história da genever, o destilado holandês que deu origem ao gin, e dos tradicionais licores Bols. A visita termina em um bar lindo bar todo espelhado, com direito a dois drinks. E, anexo, há uma loja de bebidas e utensílios de bar.
Conheça a Rota do Gin em Londres.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.