Guia de bares - Rota do gin em Londres
Em pouco mais de 30 dias termina o ano. Nessa época, muita gente me procura perguntando sobre dicas de bares no exterior. Todo mundo sabe que Londres e Nova York são os dois principais centros da coquetelaria mundial, mas você sabia que cidades muito visitadas no final do ano, como Paris e Amsterdam, tem alguns dos melhores bares de coquetéis do mundo?
Vou dividir com vocês os meu preferidos. Neste post, uma rota em Londres especialmente pensada para os fãs de gin. No próximos, bares de Amsterdam, Nova York e Paris.
ROTA DO GIN EM LONDRES
A Gin Journey organiza rotas de bares para degustação de gin e coquetéis em dias úteis e aos finais de semana. São no máximo 20 pessoas por grupo e a visita inclui 5 bares, 5 coquetéis e 5 degustações. Se quiser comer ou beber mais, você paga à parte. São três rotas em Londres, com duração aproximada de 4 horas.
O Ginstitute é um bom programa para quando você for visitar Notting Hill e a feira da Portobello Road. Em uma sessão de 3 horas, você irá se aprofundar sobre a história e produção da bebida, para, em seguida, criar seu próprio destilado. Por 120 libras, você também terá direito a 4 coquetéis e a levar duas garrafas, uma delas da sua própria produção e outra do gin da casa, o Portobello Road gin. O mais legal é que eles guardam sua receita e você pode comprar mais garrafas quando a sua acabar. O Ginstitute fica em um complexo de 3 andares, que conta com hotel e restaurante.
O final do século XIX foi considerado a era de ouro do gin. Por toda Londres pipocaram os Gin Palaces, suntuosos bares com salões iluminados a gás, elegante mobiliário de mogno, lustres e espelhos de cristal por todos os lados. Eles começaram a surgir em 1828, chegando ao apogeu no final da década de 1840. Infelizmente nenhum deles sobreviveu, mas há alguns pubs vitorianos, como o Red Lion, inaugurado em 1821, que dão uma boa noção do que eram aqueles bares. Outra boa opção é o Princess Louise, pois ali pertinho está o Holborn Dining Room, um verdadeiro paraíso para os amantes de Gin Tônica: seu Gin Bar tem 500 rótulos do destilado de zimbro e 30 tônicas, o que permite algo como 14 mil combinações de G&T.
Agora, nenhuma visita a Londres é completa sem tomar um clássico Dry Martini. Duas opções imperdíveis ficam em hotéis: no Dukes bar, no hotel do mesmo nome, a pedida é um Duke's Martini, também conhecido como Naked Martini ou Direct Martini. Ele foi criado ali, em 1985, pelo lendário bartender italiano Salvatore "il Maestro" Calabrese para um hóspede que queria seu Martini "muito, mas muito gelado e muito, mas muito seco". Ele criou um onde o gin sai direto do freezer e recebe apenas um spray de vermute. A proporção gin-vermute é 30:1.
Calabrese, aliás, atualmente está no Donovan bar, no Brown's Hotel, onde além de seu clássico Martini, serve também coquetéis vintage, com bebidas de sua coleção pessoal, como um rum Bacardi rum de 1905 e um McBrayer Kentucky Bourbon de 1913. Mas prepare-se: um coquetel desses pode sair por mais de 5 mil libras!
Já no Connaught Bar, em um serviço elegante, o coquetel vem à mesa em um carrinho, com garrafa e bitters de sua escolha, sendo preparado em um lindíssimo ritual, que inclui despejar a bebida no copo de uma certa altura, para arejá-la. Inesquecível. Vale lembrar ainda que o Connaught foi eleito o quinto melhor bar do mundo pela respeitada World's 50 Best Bars em 2018, então fique à vontade para ir além do Dry Martini. Mas lembre-se das regras de bar: experimente um drink autoral.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.