Topo

Guia de Bares - Amsterdam

Marcelo Sant'Iago

12/12/2018 14h17

Amsterdam tem ótimos bares de coquetelaria, alguns com mais de um século de vida. É hoje uma das cidades no exterior que mais gosto de sair para beber, pois é muito fácil se locomover por lá, seja a pé ou de bonde. E lembre: se beber, não dirija nem bicicleta, mesmo estando em Amsterdam.

Café De Dokter
Rozenboomsteeg 4, 1012 PR

Cafe De Dokter, fundado em 1798

O minúsculo lugar foi inaugurado em 2 de setembro de 1798 e está na mesma família até hoje! Nos últimos 40 anos tem sido comandando por Jannie e Jam Beems, mãe e filho (repare nos dois na foto). Pare para uma cerveja e aprecie a beleza desse lugar quase intocado pelo tempo. Até a poeira parece ser do século XVIII. Dica: para tira uma boa foto, suba na escada espiral que leva ao banheiro.

Flying Dutchmen Cocktails
Singel, 460


Aberto há poucos meses, os sócios são dois dos mais renomados bartenders holandeses, Tess Posthumus e Timo Jansen, que trabalhavam no famoso speakeasy Door 74. A seleção de bebidas é impressionante: são 500 garrafas no bar! O menu é focado em 6 estilos de coquetéis clássicos (Genever, Champanhe, Daiquiri, New Orleans, Aperitivo e Fizz) e a partir dele, duas evoluções. Por exemplo, na seção Aperitivo estão o Milano-Torino, que deu origem ao Negroni que por sua vez evoluiu para um Mezcal Negroni. Experimente o coquetel que leva o nome da casa. Abre todos os dias até às 4 da manhã e, se você curte balada, no mesmo prédio fica o Supperclub.

Tales& Spirits
Lijnbaanssteeg 5-7, 1012 TE


Se tiver que ir a apenas um bar, vá neste: está na 31a. posição entre os 50 melhores bares do mundo.
A carta é bem extensa, com 60 drinks, e muda uma vez por ano. Recomendo os Old Fashioneds. Pequeno, aconchegante, com lustres antigos, fica em uma rua escondida. Peça um hot dog para acompanhar. Ah, cuidado ao descer a íngrime escada que leva ao banheiro.

Vesper
Vinkenstraat 57, 1013 JM


Bar de esquina, muito legal, em uma região residencial fora da zona turística. O nome é inspirado no drink criado por Ian Fleming como sendo o preferido de James Bond. Os bartenders Rickie e Dougie também dão nome a dois deliciosos drinks. A carta é sazonal e muda constantemente. No final do ano sempre fazem alguns coquetéis festivos.

Rosalia's Menagerie
Kloveniersburgwal 20, 1012 CV


Aberto em 2017, o bar é um charmoso oásis na fronteira do Red Light District, próximo à agitada Nieumarkt. O lugar é delicioso, de frente para um canal, com boa luz natural. São 26 lugares, sendo 8 no balcão comandado pelo talentoso Wouter Bosch. O menu de drinks é sazonal e é construído sempre em torno de perfis de sabor. Além disso, mais de 40 marcas de genever e korenwijn, tradicionais destilados holandeses. Para ir a dois ou em grupo pequeno. Dica: em cima há uma pequena hospedaria.

Dois outros bares que recomendo: o sempre lotado Duke of Tokyo é um karaoke. Eu não sei cantar, mas o drinks são ótimos! Peça no balcão e circule pelo local. E o pequeno Hidding In Plain Sight ou HPS para os íntimos está "escondido" em uma região residencial (Rapenburg 18, 1011 TX). Belíssima carta de drinks e, se você decifrar uma das equações escritas na parede, a mesa toda ganha uma rodada grátis.

Equação na parede do HPS

Por último: se você gosta de coquetéis, esqueça a Heineken Experience e vá visitar a House of Bols (Paulus Potterstraat 14, 1071 CZ), em frente ao museu Van Gogh. Uma experiência interativa super interessante que conta história da genever, o destilado holandês que deu origem ao gin, e dos tradicionais licores Bols. A visita termina em um bar lindo bar todo espelhado, com direito a dois drinks. E, anexo, há uma loja de bebidas e utensílios de bar.

Conheça a Rota do Gin em Londres.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Guia de Bares - Amsterdam - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Marcelo Sant'Iago é publicitário e editor no Brasil do Difford's Guide, maior site de receitas de coquetel do mundo. Fã das Aventuras de Tintim, passa boa parte do ano visitando os melhores bares e eventos no exterior, em busca de novidades e tendências que possam ser compartilhadas para trazer aprimoramento ao mercado brasileiro de coquetelaria. Recentemente foi homenageado com um drinque no Sub Astor, o Sant'Iago Fashioned. Ele é colaborador de revistas, consultor e o único brasileiro a fazer parte do Drink Tank, primeira rede global de inteligência voltada para a indústria de bebidas.

Sobre o blog

Pense no balcão do seu bar favorito, aonde você toma bons drinques, conhece pessoas interessantes, conta casos, aprende sobre coquetelaria com bartenders e descobre novos bares para o próximo gole. Saúde!

Mais Posts