4 drinks para uma bela saideira
Marcelo Sant'Iago
09/05/2019 16h03
Recentemente comprei um livro chamado Nightcap (Kara Newman, 2019), cuja tradução literal é "Saideira". Você sabe, aquele último drink que você toma antes de encerrar a noite, seja quando está em casa ou no bar, quando vai seguir a noite em outro lugar ou apenas quer esticar a conversa.
O livro, disponível apenas em inglês, é rápido de ler e contém 40 receitas que ela considera a saideira perfeita para cada uma das ocasiões acima e acrescenta mais duas que, pessoalmente, não encaro como saideira: substituir a sobremesa e um coquetel para ajudar na digestão. Como eu não costumo consumir nenhum tipo de álcool durante uma refeição (isso inclui vinho), pedir um coquetel após comer está mais para começar a noite do que terminá-la.
Mas, qual a definição de "saideira"? Existe um quase consenso que ela é apenas um drink, não uma sequência deles. Eu, todavia, tenho uma preferência pessoal de percorrer certo caminho até chegar naquele último coquetel, que normalmente é um Sazerac. Um shot às vezes também cai bem, antes de "passar a régua". Mas eu jamais peço um coquetel sour (cítrico e azedo, como Daiquiri) ou um highball (destilado+cítrico+mixer carbonatado, como Moscow Mule ou Gin Tônica) de saideira; prefiro sempre coquetéis mais potentes, com destilados "quentes" e "marrons": uísque, conhaque, rum envelhecido, tequila añejo.
Abaixo estão 4 coquetéis que invariavelmente entram na minha lista de saideiras.
E você, qual sua saideira preferida?
ALASKA é um coquetel estilo Martini, herbal e potente
60ml de gin
30ml de licor Chartreuse Amarelo
2 dashes (esguichadas) de orange bitters (bitter de laranja)
Mexer em copo misturador com 3/4 de gelo durante 30-40 segundos. Coar para taça de coquetel gelada, sem gelo dentro.
RUM OLD FASHIONED em receita criada pelo bartender Ricardo Bassetto, do D.O.T., em São Paulo
60ml de rum Havana Club 7 anos
10ml licor Amaretto
2 dashes chocolate bitters
2 dashes orange bitters
Mexer todos os ingredientes em copo misturador com 3/4 de gelo, por aproximadamente 30-40 segundos. Coar para taça de conhaque ou copo old-fashioned com gelo. Decorar com rodela de abacaxi desidratado. Também pode ser preparo diretamente no copo de servir.
SAZERAC
Eu quem fiz!
60ml bourbon ou rye whiskey
1 torrão de açúcar
2 dashes Peychaud's bitters
1 dash Angostura bitters
5ml absinto (ou Herbsaint ou Pastis)
Colocar o absinto em um copo old fashioned e fazer movimentos circulatórios para "lavar"as bordas. Colocar o copo na geladeira e reservar.
Colocar torrão de açúcar em copo misturador, encharcar com os bitters e macerar até dissolver (se necessário pode usar um mínimo de água). Adicionar o uísque. Completar o copo com 3/4 de gelo e mexer por 35-40 segundos. Pegar o copo preparado na geladeira e descartar o absinto. Coar a mistura para o copo preparo. Finalize torcendo uma casquinha de limão siciliano por cima, para extrair os óleos. Descartar em seguida.
VIEUX CARRÉ é uma versão de Manhattan servido com gelo, potente e complexo
30ml bourbon ou rye whiskey
30ml conhaque (preferência VSOP)
30ml vermute doce
5ml licor Bénédictine
1 dash de Angostura bitters
1 dash de Peychaud's bitters
Mexer todos os ingredientes em copo misturador com 3/4 de gelo durante 30-40 segundos. Coar para copo old fashioned com gelo. Decorar com twist de casca de limão siciliano
Siga-me no instagram @marcelosant_iago
Sobre o autor
Marcelo Sant'Iago é publicitário e editor no Brasil do Difford's Guide, maior site de receitas de coquetel do mundo. Fã das Aventuras de Tintim, passa boa parte do ano visitando os melhores bares e eventos no exterior, em busca de novidades e tendências que possam ser compartilhadas para trazer aprimoramento ao mercado brasileiro de coquetelaria. Recentemente foi homenageado com um drinque no Sub Astor, o Sant'Iago Fashioned. Ele é colaborador de revistas, consultor e o único brasileiro a fazer parte do Drink Tank, primeira rede global de inteligência voltada para a indústria de bebidas.
Sobre o blog
Pense no balcão do seu bar favorito, aonde você toma bons drinques, conhece pessoas interessantes, conta casos, aprende sobre coquetelaria com bartenders e descobre novos bares para o próximo gole. Saúde!