Happy hour à italiana
Marcelo Sant'Iago
05/04/2019 11h43
O hábito de tomar drinques para abrir o apetite antes do jantar tornou-se popular na Europa durante o século XIX, especialmente na França, Itália e Espanha.
Na Itália não tem happy hour, tem Aperitivo. Ele normalmente vai das 18:00 às 21:00 e ao invés de drinks com desconto, como em um happy hour, coquetéis são servidos acompanhados por petiscos, porções, pequenos sanduíches e canapés mais elaborados. Fui em um bar em Florença onde havia um bufê completo para servir-se à vontade! Em Milão, o Aperitivo é tratado com grande reverência.
Afora o Negroni, aqui vão 3 coquetéis simples e deliciosos, muito populares durante o Aperitivo italiano, que você pode preparar facilmente em casa.
Cardinale é um coquetel surgido na década de 30, possivelmente no hotel Excelsior, em Roma, ou no Harry's Bar de Veneza.
45ml de gin London Dry
45ml de Campari
45ml de vermute seco
Batido e servido em copo baixo cheio de gelo (ou preparado diretamente no copo), com rodela de laranja
Gin&It é uma abreviação de gin & Italian, em referência ao vermute doce italiano. Segundo o lendário bartender Dale DeGroff, era originalmente chamado de Sweet Martini.
45ml de gin London Dry
45ml de vermute doce
1 ou 2 esguichadas de orange bitters
Mexido com gelo e servido em taça, com twist de limão siciliano. Também pode ser servido on the rocks, com rodela de laranja (pode ser feito diretamente no copo de servir).
Americano surgiu por volta de 1860 no bar de Gaspare Campari, em Milão, com o nome de Milano Torino (Campari era de Milão e o vermute doce nasceu em Torino). Durante a Lei Seca nos EUA, muitos americanos foram para a Itália e adoraram o coquetel, daí a mudança de nome.
60ml de Campari
60ml de vermute doce
completar com club soda
Servido em copo alto com gelo e rodela de laranja
Saúde!
Siga-me no Instagram @marcelosant_iago
Sobre o autor
Marcelo Sant'Iago é publicitário e editor no Brasil do Difford's Guide, maior site de receitas de coquetel do mundo. Fã das Aventuras de Tintim, passa boa parte do ano visitando os melhores bares e eventos no exterior, em busca de novidades e tendências que possam ser compartilhadas para trazer aprimoramento ao mercado brasileiro de coquetelaria. Recentemente foi homenageado com um drinque no Sub Astor, o Sant'Iago Fashioned. Ele é colaborador de revistas, consultor e o único brasileiro a fazer parte do Drink Tank, primeira rede global de inteligência voltada para a indústria de bebidas.
Sobre o blog
Pense no balcão do seu bar favorito, aonde você toma bons drinques, conhece pessoas interessantes, conta casos, aprende sobre coquetelaria com bartenders e descobre novos bares para o próximo gole. Saúde!